E-BOOK 100% GRÁTIS "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

E-BOOK 100% GRÁTIS "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

5 Passos para saber como deve se comportar um mecânico automotivo de sucesso e ser reconhecido no mercado. Siga as instruções a seguir após inserir seu e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como Montar sua Própria Oficina Mecânica

Como Montar sua Própria Oficina Mecânica

Então, vamos falar hoje de um assunto muito especial, a realização do seu sonho que é tomar conta do seu negócio próprio, esse é o sonho de muitos brasileiros.

Como Montar sua Própria Oficina Mecânica? E porque não pode ser o seu sonho? Você mecânico automotivo ou futuro mecânico, certamente, seu o negócio vai dar certo. Ou você ainda tem essa dúvida?

De fato, é um mistério que aterroriza a todos aqueles que querem ser empresários. No entanto, você tem que começar da maneira certa. Então, o artigo de hoje tem como objetivo proporcionar a você as melhores orientações para que você comece certo o seu negócio.

Tem dúvidas de como montar a própria oficina?

Montar sua Própria Oficina Mecânica

Certamente, uma das perguntas que muitos se fazem é “que tipo de oficina eu vou abrir”?

Então, assim sendo, primeiramente você precisa focar no seu negócio. Além de tudo, você precisa definir, que tipo de oficina você pretende começar.

Então, defina em quais especialidades você vai atuar, defina qual vai ser o objetivo do seu futuro negócio, de fato, essa definição de foco no objetivo é muito importante.

Sobretudo é das definições que vão depender os investimentos que se fazem necessários.

Onde vai ser o futuro negócio?

Onde será a minha oficina mecânica? Em primeiro lugar, você precisa localizar um ponto adequado para sua oficina mecânica. Entretanto, não se esqueça que você tem que focar na sua clientela para quem você deseja trabalhar.

Assim, deve pesquisar qual a faixa do mercado deseja trabalhar, então, faça a definição do seu público alvo. Certamente, é muito importante conhecer o público, pois, além de tudo, isso ajuda a definir a infraestrutura da oficina.

Além do mais, vai orientar você na forma de como negociar com os clientes. Dito isso então, temos a especialidade e o mercado adequado, assim, nós já podemos partir para a definição da localização da oficina.

A Localização da Oficina Mecânica

Então, definido a especialidade e definido o público alvo, é a hora de encontrar um local para sua futura oficina mecânica. Portanto, vamos para algumas dicas bem importantes.

A Localização da Oficina MecânicaPrimeiramente, a localização deve ser uma região de movimento, via de regra, o valor do ponto comercial é avaliado pelo número de pessoas que passam por minuto na frente da porta de um estabelecimento. Em segundo lugar, é muito importante que você verifique também se a construção está com documentação regularizada.

Mas por que isso? Porque, para que você tenha o alvará de funcionamento da sua oficina mecânica, é necessário que a construção tenha a licença ABTIS. Certamente, é a licença de habitação da construção, emitida pela prefeitura local.

Entretanto, dê preferência a construções não muito antigas. Escolha um local que esteja em muito bom estado de conservação. De fato, se escolher uma construção antiga na hora de fazer suas instalações, pode ter problemas e necessitar de execuções de reformas.

Então tome cuidado, no que se refere à estabelecimentos como hospitais e áreas residenciais. De fato, se você estiver necessitado de trabalhar até mais tarde, ou elevar um pouco o nível de barulho da sua oficina, você vai ter problemas com o vizinho.

Foque na satisfação do cliente

Além de tudo, outro ponto muito importante na hora de escolher o local para montar a sua própria oficina mecânica é o conforto do cliente. Dessa forma você precisa prevê uma sala de espera.

Certamente, isso é muito importante, mas pense na facilidade de acesse e em áreas para estacionamento. De fato, outro ponto importante com relação ao local, é o “pé direito” da construção, ele deve possuir altura suficiente para a instalação de elevadores, se este for o caso.

Portanto, se precisar dê preferência a uma consultoria especializada, ou seja, procure uma imobiliária especializada em aluguéis comerciais. Certamente ela te auxiliará a fazer o melhor negócio.

Um outro aspecto indispensável na hora de escolher onde será sua oficina mecânica, é a presença da concorrência. A saber, faça uma pesquisa e percorra pelo bairro para ver quem são seus futuros concorrentes.

Ferramentas e equipamentos

Muito bem! Agora o local para montar sua própria oficina mecânica já está escolhido, então vamos ao segundo passo; a escolha das ferramentas e equipamentos. De fato, toda oficina não importa o tamanho precisa ter um conjunto de ferramentas básicas.

  • Chaves fixas são as combinadas;
  • Martelos;
  • Alicates;
  • Outras ferramentas necessárias;

Ferramentas e equipamentos

Sobretudo é preciso ter outras ferramentas de uso geral. Entretanto, a seleção das ferramentas e equipamentos especializados é um pouco complicada. Então se você não tomar cuidado, muito dinheiro pode ser gasto à toa, neste caso faça o seguinte.

Procure entidades que possam te ajudar, como por exemplo, o sindicato patronal da categoria. Sobretudo toda escola SENAI, possui profissionais especializados em automobilismo.

Portanto, não se esqueça de visitar oficinas já em funcionamento e que possuem sucesso. Certamente, lá você poderá verificar que tipos de equipamentos e ferramentas estão sendo realmente necessários.

Comprar Peças

De fato, um ponto muito importante do funcionamento da oficina mecânica, são as compras. Comprar bem, significa vender bem! Especialmente, aquele conceito que vender bem é vender caro, não existe mais no mercado atual.

Comprar peças para carroPortanto, para se vender bem deve-se comprar bem e vender a preços de mercado. Aliás, o que é comprar bem? Simplesmente, é comprar a melhor mercadoria com preço mais baixo, ou com as melhores formas de pagamento.

Pesquise!!! Procure grandes fornecedores, grandes distribuidores façam com que acreditem na sua oficina mecânica. Então coloque dentro da sua oficina mecânica boas mercadorias a bons preços e boas condições de pagamento.

Entretanto, um outro ponto relevante com relação ao fornecimento de peças é a procedência das peças que serão aplicadas nos veículos. Não compre peças de locais não confiáveis.

Os Profissionais da sua mecânica

Muito bem, você já tem um local para montar sua própria oficina mecânica, tem as ferramentas, os equipamentos e os fornecedores. O que está faltando? Certamente, falta a equipe. A saber, a contratação da equipe é tão importante quanto os pontos anteriores.

Montar sua Própria Oficina MecânicaAcima de tudo, procure contratar profissionais capacitados e treinados, se isso não for possível, indique cursos na área. Sobretudo, hoje em dia, existem excelentes treinamentos e cursos de mecânica automotiva online.

Por exemplo, existem cursos que são especializados e capacitarão seu profissional a atuar com o maior desempenho possível.

Posteriormente, é muito importante que na primeira reunião você deixe bem claro o organograma da empresa e as funções de cada um no interior da oficina mecânica.

O Código de defesa do consumidor

Então, você que será o futuro empresário precisa ficar ciente do código de defesa do consumidor. Essa legislação, regulamenta as relações entre fornecedor e cliente, deixando muito claro quais são os direitos e os deveres de cada uma das partes.

Então, leia o código com muita atenção para evitar transtornos futuros. Além do mais, você poderá defender os interesses dos seus clientes junto aos seus fornecedores.

Os Parceiros

O cliente é o rei do seu negócio, você, futuro empresário e dono de oficina mecânica, também deverá prever no seu negócio algumas benfeitorias aos seus clientes. Como por exemplo:

  • Uma boa sala de espera;
  • Um serviço leva e traz;
  • Um sistema de guincho;
  • Motoboy;

Cuidado com o meio ambiente

Além de tudo, há outras benfeitorias que irão aumentar o conforto do seu cliente, e deixa-lo cada vez mais fiel ao seu negócio. De fato, tão importante como realizar um bom serviço, é proporcionar ao cliente o devido acompanhamento.

Cuidado com o meio ambienteUma outra preocupação para quem vai abrir uma oficina mecânica, é o meio ambiente. Atualmente a legislação ambiental está cada vez mais severa. Certamente, é muito importante fazer uma consulta as entidades governamentais.

Desta maneira, você vai entender o que se deve e que se pode fazer com relação à preservação do meio ambiente.

A saber, é preciso fazer coleta seletivo, coleta de resíduos, descarte de resíduos. Cuidado!!! As multas ambientais, são muito pesadas.

Estar dentro da lei

E como abrir um negócio? Bom… vocês sabem que existem questões legais que devem ser obedecidas, tanto na abertura, como na condução de uma empresa.

Portanto, procure um contador especializado em uma contabilidade.

É preciso entender de contabilidade nas oficinas mecânicas, certamente, um contador especializado conhece todas as rotinas pertinentes à abertura e classificação fiscal.

Então procure para que você não se incomode com essas questões legais e burocráticas.

Ter estoque em sua oficina

Ter estoque em sua oficina

Olha só… não existe coisa mais ruim para o cliente do que ouvir do seu fornecedor “Não tenho” ou “Não posso atender o senhor porque eu não tenho a peça para concertar o seu carro agora”. Sendo assim, é muito importante manter dentro da oficina um pequeno estoque.

Agora cuidado!!! Muitos mecânicos entram em um comodismo investindo grande capital em um estoque e depois não vendem as peças.

Portanto, consulte um especialista, certamente ele dará as melhores orientações para evitar erros. Você precisa entender sobre o que e quanto tempo manter dentro do seu estoque.

Quanto é preciso ter para abrir a oficina mecânica?

E quanto custa o seu sonho? Bom, você vai ter que prevê algumas verbas para realizar o seu sonho:

  • O local, seja ele locado, ou seja, ele adquirido
  • Equipamentos
  • Treinamento
  • Contratações
  • Estoque
  • Consultorias
  • Impostos
  • Encargos

Quanto é preciso ter para abrir a oficina mecânica

O Capital de giro, é aquele dinheiro que você tem que deixar guardado dentro da oficina, para fazer um giro financeiro. Então, como o capital você faz compras e vendas, para depois apurar o lucro final.

Contudo, lembre-se que nos primeiros meses, muito provavelmente, você não vai conseguir lucro algum da oficina, até que ela atinja o seu ponto de equilíbrio. Apesar de precisar de maior investimento abrir a oficina é relativamente simples.

O difícil é mantê-la em funcionamento para, assim, manter o seu sonho realizado. De fato, você precisa manter o seu cliente sempre fiel. E para isso, é muito importante que você mantenha algumas coisas organizadas. Veja:

  • Seus equipamentos calibrados
  • Seus equipamentos em bom estado de conservação
  • Sua equipe treinada

Então, lembre-se de montar a sua própria oficina mecânica oferecendo somente os serviços que você tem plena condição de realizar.

Bom espero ter ajudado você nesse artigo. Se o conteúdo de ajudou comenta aqui abaixo.

Até a próxima!!! E um forte abraço.

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

Baixe seu E-book grátis agora mesmo, e faça parte de atuais e futuros profissionais no ramo automotivo que estão decididos a ser melhores a cada dia que passa.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Gabriel Campos de Bastiani
Gabriel Campos de Bastiani

Formado em Técnico em Sistemas Automotivos (CREA:221020452-6) e espero trocar conhecimento com todos aqueles que gostam do ramo automotivo, e pretendem montar seu próprio negocio no ramo ou aperfeiçoar seu conhecimentos.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.