Pin It
E-BOOK 100% GRÁTIS "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

E-BOOK 100% GRÁTIS "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

5 Passos para saber como deve se comportar um mecânico automotivo de sucesso e ser reconhecido no mercado. Siga as instruções a seguir após inserir seu e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como ter uma Oficina Mecânica de Sucesso?

Como ter uma Oficina Mecânica de Sucesso?

O Brasil é um dos países que mais carros tem no mundo, tendo 1 automóvel para cada 4 habitantes. Essa informação mostra que o ramo de manutenção automotiva é promissor e ter uma oficina mecânica de sucesso é possível.

Já que esses veículos tem um tempo médio de garantia de 3 anos e depois disso os carros pode ter as manutenções realizadas fora da autorizada. Mais uma vez, a informação demonstra que existe uma grande oportunidade.

Se você deseja aprender a ter uma oficina mecânica de sucesso, a postagem vai te passar 5 dicas fundamentais. Isso vai permitir que qualquer profissional consiga se destacar perante a concorrência que é bem feroz.

Como é possível ter uma oficina mecânica de sucesso?

Todo negócio deve ser visto como a chave para conseguir determinados objetivos, ou seja, é preciso “dar a vida”. O grande problema é que muitas pessoas não se atentam a essa questão e depois reclamam que não deu certo.

Uma oficina mecânica de sucesso deve ser vista como praticamente uma obrigação, porque o mercado exige isso. O livre comércio permite que um cliente chegue até você sabendo que terá outras opções, caso não funcione.

Esse fato vai exigir que você tenha algumas atitudes em prol de um bem maior, ou seja, o seu crescimento. Para conseguir superar essas adversidades é preciso ter acesso a 5 qualidades e tudo será mostrado a seguir.

1.   Parte técnica eficiente

Como deve se comportar um mecânico de carros?

Você entregaria o seu para um mecânico ou para um “mexânico”? Reflita sobre a pergunta e você vai ver que o profissional deve ter a sua parte técnica em dia, ou seja, é necessário ter algumas atitudes, confira abaixo:

  • Cursos técnicos em áreas especificas, por exemplo: motor, câmbio, elétrica injeção ou suspensão;
  • Parte de alvarás em dia;
  • Documentação legal que permita fornecer notas fiscais.

Para ter uma oficina mecânica de sucesso é muito importante demonstrar ao cliente que você é o melhor profissional. Sem contar de que cada vez a mecânica tem crescido e fazer cursos de atualização é fundamental.

2.   Preços competitivos

Se você tiver um serviço com mesmo nível de qualidade, você topa pagar mais caro? Tente ser honesto nessa resposta, porque busque pensar que o “vento que venta lá também é justo que vente cá”.

Esse tipo de pergunta é muito comum e grandes profissionais acabam cobrando valores elevados. Não que seja uma prática errada, porém com o tempo a tendência é que a oficina acabe ficando vazia.

Outro tipo de cuidado é de não “dar o preço de acordo com a pessoa”, porque muitas mulheres reclamam disso. Pense que uma oficina mecânica de sucesso precisa que esteja sempre cheia e os preços auxiliam nisso tudo.

3.   Compromisso

É justo combinar com o cliente de que o carro será entregue em 5 dias e demorar mais tempo?

Eu aposto que você ao levar o seu caro a um mecânico, viu que ele parou o serviço para dar atenção ao que você está trazendo. Em um primeiro momento pode ser até normal, porém com o tempo é uma prática errada.

Muitos profissionais acham normal atrasar, porém aquele cliente pode precisar daquele carro para logo. Por isso mesmo, que o ponto principal é aprender a cumprir com aquilo que foi combinado e não ter atrasos.

Um dos princípios para ter uma oficina mecânica de sucesso é aprender a “cumprir com a palavra dada”. Lembre-se que aquele cliente é alguém que pode fazer propaganda da sua empresa, podendo ser positiva ou negativa.

4.   Presença digital

Quanto tempo da sua rotina que você passa todos os dias mexendo no celular ou nas redes sociais?

Enquanto você lê esse texto, algum carro enguiçou e a pessoa procurou no Facebook por algum cliente. Outra situação muito comum é que o contato que você passou foi perdido, porém as páginas curtidas ainda estão lá.

Criar uma página nas redes sociais não te custará nada e você pode promover interação com a sua loja. Assim como promoções, pedir para marcar amigos e você ainda pode fazer alguns sorteios, ou seja, interaja com a audiência.

Uma oficina mecânica de sucesso precisa ter uma presença digital e com as redes sociais fica mais fácil. Se no passado era preciso pagar para criar um site, atualmente você mesmo é o grande responsável por tudo.

5.   Idoneidade

Quantas você já ouviu alguém dizer que trocou uma peça e depois descobriu que não precisava? Esse tipo de prática é muito comum, porém com o tempo aquele cliente descobre e acaba não voltando mais na empresa.

Essa qualidade deveria ser inerente a toda atividade remunerada, porém infelizmente não é assim que funciona. Por essa razão, é que muitos profissionais fecham as portas, tomam processos e acabam falindo.

É a hora de pensar que uma oficina mecânica de sucesso terá a idoneidade como um princípio inerente ao seu caráter. O ponto principal é buscar ter um desenvolvimento disso e jamais “passar um cliente para trás”.

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

Baixe seu E-book grátis agora mesmo, e faça parte de atuais e futuros profissionais no ramo automotivo que estão decididos a ser melhores a cada dia que passa.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Gabriel Campos de Bastiani
Gabriel Campos de Bastiani

Formado em Técnico em Sistemas Automotivos (CREA:221020452-6) e espero trocar conhecimento com todos aqueles que gostam do ramo automotivo, e pretendem montar seu próprio negocio no ramo ou aperfeiçoar seu conhecimentos.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.