Pin It

Como Administrar uma Oficina Mecânica?

Como Administrar uma Oficina Mecânica?

O assunto de hoje vai mostrar o quão importante é saber administrar uma oficina mecânica, de forma correta e organizada. Certamente, com um bom planejamento e seguindo procedimentos eficientes, o caminho a seguir é tranquilo.

Como Administrar uma Oficina Mecânica

De fato, tendo uma equipe comprometida com sua oficina mecânica você pode administrar usando procedimento na prática. Vou te dar a melhores dicas de como administrar uma oficina mecânica, está afim? Leia o artigo até o final.

Dicas práticas para administrar uma oficina mecânica

Certamente, o processo de administração deve começar na hora de recepcionar o cliente. Portanto, veja as dicas de atendimento:

  • Atende-lo com muita atenção.
  • Fazer o check-list das solicitações do que o cliente detectou de possível problema no veículo.
  • Dados do carro e proprietário.
  • Registrar se o veículo possui riscos, amassados e itens internos.
  • Registrar sua quilometragem

O bom atendimento, certamente, é o que foca em fazer com que o cliente, se sinta à vontade dentro da oficina. Portanto ofereça benefícios por exemplo: café, água, revistas, jornais e claro, um bom lugar de espera.

O Diagnóstico do Veiculo

O Diagnóstico do VeiculoQuando é feito o diagnóstico do veículo, a equipe tem que estar atenta para a compra de peças e componentes que possam ser utilizados na reparação. A saber, isso é para ajudar no planejamento de reparação do carro.

Certamente, é muito eficaz o uso de uma espécie de quadro de controle em um local claro e limpo dentro da oficina. Esse modelo de como administrar uma oficina mecânica indica se a oficina está pronta para efetuar o serviço.

Como deve se comportar um mecânico de carros?

Portanto, deixe preenchida a ficha de inscrição na recepção, com os problemas identificados pelo cliente. Então, quando o mecânico pegar essa ficha, certamente, vai analisar os defeitos mencionados pelo cliente e preencherá com toda relação de peças.

E também em separado, o tempo da mão de obra, o tempo em que o carro vai ficar pronto. Além de tudo, é preciso registrar o nome do mecânico responsável pelo serviço. Assim, após o preenchimento da ficha pelo pessoal da oficina a mesma ficha será reencaminhada para recepção novamente.

Desta maneira, o pessoal do departamento administrativo (recepção), vai fazer as cotações das peças. De fato, é necessário saber tudo para a reparação do veículo e também o custo da mão de obra.

A gestão da oficina mecânica

No ato de administrar uma oficina mecânica, não importa o tamanho da empresa, na verdade não importa se na oficina tem 2, 3, 5 ou 10 funcionários. De fato, o importante é entender que a oficina mecânica é uma empresa.

Certamente toda empresa precisa de gestão. Portanto, pense que a mesma precisa se manter, pagando contas e salários e, acima de tudo, sendo altamente profissional.

Contudo, a maior parte dos proprietários de oficinas mecânicas, são mecânicos, ou seja, que estão abaixo dos veículos concertando… Certamente, eles estão apertando os parafusos, resolvendo os problemas. Então, por isso, muitos acabam esquecendo a parte administrativa, esse é o grande erro no ato de administrar uma oficina mecânica.

A parte administrativa é onde corre o sangue de toda empresa e com certeza de uma oficina mecânica. A boa gestão não para por aí, depois do carro sair da oficina mecânica. Uma das etapas mais importantes de todo esse processo.

Pós-Vendas da Oficina Mecânica

Pós-Vendas da Oficina Mecânica

O Pós-vendas, nada mais é do que a fidelização do cliente. Certamente é interessante o processo de pós-vendas o ato de ligar para o cliente. Entretanto, muitos não fazem a pós-vendas, você pode ligar uma semana depois que o veículo saiu da oficina.

A ligação é para realizar uma pequena pesquisa com o cliente. Entretanto, é para saber como está o carro e se não houve mais nenhuma irregularidade no o veículo.

É bom também, mandar pequenas lembranças (chocolate, cartões, flores etc.) em datas comemorativas dos clientes. De fato, datas como aniversario, dia dos pais, das mães e natal. Desta maneira, você pode usar a criatividade e fazer o resto, dessa forma, a sua marca ganhará autoridade (o nome da oficina) junto ao cliente.

Fazendo com que o mesmo não se esqueça da oficina. Assim, é uma maneira de até mesmo fidelizar o cliente. Porém, não esquecendo da qualidade técnica do serviço prestado, pois isso é fundamental.

Requisitos da boa gestão da oficina mecânica

Veremos agora o que a oficina mecânica deve fazer para se tornar um exemplo de administração e organização, usando a programação operacional. Certamente, ao final do dia, é preciso lembrar de fazer a agenda do dia seguinte.

Primeiramente, comece com a programação dos veículos que estão dentro da oficina. Porém, você pode começar por aqueles serviços que estão agendados para entrar no dia seguinte.

Contudo, é preciso deixar essa programação em local de fácil acesso, para todos os funcionários. Entretanto, lembre-se que existem dois tipos de ordem de serviço em uma oficina.

De fato, temos aquela ordem que você entrega para o cliente e aquela que fica dentro dos carros, de preferência, em um local visível. Certamente, esta última ordem de serviço, deve ser usada pelo mecânico, para anotar qualquer serviço feito no veículo e serviços que ainda devem ser feitos.

Portanto, fique atento à previsão de saída do carro da oficina e defina uma sequência para isso acontecer. Todavia, a maioria dos veículos de uma mecânica entram e saem no mesmo dia. Acima de tudo, é importante que as informações estejam ao alcance de qualquer pessoa que trabalhe no local.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o texto com seus amigos de outras oficinas nas redes sociais.

Um forte abraço!!!

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

Baixe seu E-book grátis agora mesmo, e faça parte de atuais e futuros profissionais no ramo automotivo que estão decididos a ser melhores a cada dia que passa.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Gabriel Campos de Bastiani
Gabriel Campos de Bastiani

Formado em Técnico em Sistemas Automotivos (CREA:221020452-6) e espero trocar conhecimento com todos aqueles que gostam do ramo automotivo, e pretendem montar seu próprio negocio no ramo ou aperfeiçoar seu conhecimentos.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.