Verificar o nível de líquido de arrefecimento

banner do artigo

Na dica de hoje nós vamos falar de uma questão que deve ser feita ter diariamente ou semanalmente no seu veículo. Certamente essa atividade é verificar o nível de líquido de arrefecimento que está no sistema do veículo.

Geralmente, os veículos têm de cinco a sete litros de água com liquido de arrefecimento em um sistema de arrefecimento. Então, se faz necessário verificar o nível de líquido de arrefecimento semanalmente ou quinzenalmente.

De fato, é preciso olhar o nível desse líquido com o motor frio antes da partida. Além de tudo, podemos dar uma olhadinha se o nível do liquido está entre o nível mínimo e máximo esse é o padrão do medidor dentro do reservatório de expansão.

Aliás, se você não conseguir enxergar o que está marcando, é sinal de que o reservatório já está com muita ferrugem. Esse sinal é importante e indica que o veículo precisa de manutenção. Portanto, procure uma oficina mecânica para verificar se realmente é necessário a troca do reservatório.

Consecutivamente, o mecânico verificará a água junto com a solução de liquido de arrefecimento. Certamente, pelo fato de não conseguir enxergar o nível isso indica corrosão no interior do bloco do motor.

Mas por que não apenas limpar com algum produto o reservatório de expansão? Então, isso não pode ser feito pelo fato de que o material que, geralmente é plástico, pode estar comprometido visualmente falando, pois, você não está conseguindo enxergar o nível do líquido.

 

 

A Revisão do frentista

Então, você parou no posto de gasolina, e o frentista muito gentil lhe pediu alguma coisa, como por exemplo, olhar a água. No entanto, ele quer poder olhar o óleo, mas cuidado, se o motor está quente o óleo já está em acima do nível correto?

Porque o óleo tem que descer e está espalhado pelo motor assim também como o líquido de arrefecimento. De fato, quando ele esquenta se expande, então, o mesmo está expandido dentro do sistema.

A saber, o sistema é pressurizado no reservatório e está sob pressão, para abrir um reservatório, desta maneira, é preciso tirar a pressão do sistema. Assim, a água vai sair com muita pressão. Portanto, um acidente pode ocorrer e riscos de queimaduras de terceiro grau são às vezes inevitáveis.

Estabilize o sistema

É preciso estabilizar todo o sistema porque vai perder líquido e vai ter que repor toda a solução de liquido de arrefecimento. Além de tudo, pode até ter a questão de sangria que terá que ser feita no sistema de arrefecimento e já não é mais um ponto ganho.

Então você tem que procurar um mecânico automotivo para fazer este reparo, dessa forma, fique atento ao frentista que quer ver se o nível do líquido de arrefecimento está correto. Cuidado com o que é feito no posto de gasolina para evitar prejuízos futuros. Certamente, se você seguir essas dicas vai proteger seu veículo.

Muito obrigado até a próxima.

Um forte abraço!!!


Veja também...

Nenhum artigo cadastrado...

Receba nosso conteúdo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!


reparo-de-modulo-de-injecao-eletronica