Tanque de combustível, problema, defeito, diagnóstico e solução
Geralmente ao parar o carro em um posto de combustível, e pedir para o frentista completar o tanque de combustível.
Pode acarretar em um baita problema, que muitas das vezes vai custar muito caro.
Defeito
Foi abastecido o tanque de combustível até completar o nível do mesmo. Ao sair do posto de combustível, o carro começa a falhar muito.
Falha tanto, ao ponto de engasgar e ficar parado no meio da rua sem pegar por um bom tempo.
Algo que foi percebido logo de cara, foi um cheiro muito forte de combustível no interior do veiculo ao completar o tanque de combustível.
Após alguns minutos, a lâmpada da injeção eletrônica ligou no painel do carro e permaneceu ligada.
Diagnóstico
A pelo menos uns 30 anos atrás, os carros simplesmente soltavam os gases derivados dos combustíveis direto pelo um respiro localizado na região do bocal de abastecimento do tanque de combustível.
Por tanto, devido a novas leis ambientais, esses gases contidos no tanque de combustível, não podem ser mais expelidos no meio ambiente.
Sendo assim, foi desenvolvido um reservatório composto por carvão em seu interior que tem a função de acumular os gases do combustível que saem perto do bocal de abastecimento do tanque de combustível
Esse reservatório é conhecido como Canister.
Ao pedir para o frentista completar o tanque de combustível, o frentista pressionou o gatilho do bico de abastecimento mais algumas vezes no intuito de “Arredondar o valor”.
Com esse ato de abastecer a mais, além do primeiro “estralo da bomba” acaba por derramar combustível dentro da entrada do reservatório Canister.
Retirando o Canister para analise, foi verificado que de fato havia umedecido o carvão interno do reservatório.
Solução
A válvula EVAP do reservatório do Canister na maioria das vezes fica fechada. A válvula EVAP só é aberta mediante a um sinal elétrico disparado pela central da injeção eletrônica, a qual é programada para isso.
Esses gases, vão para admissão para ser reaproveitados na combustão do motor. O alto consumo de combustível é certo na situação em que a válvula EVAP ficar travada aberta.
O que foi que aconteceu neste caso, a válvula EVAP travou aberta e a mesma foi substituída por uma nova.
Ainda mais pelo fato, que o scanner retornou o erro P0443 que indica falha de funcionamento justamente na válvula EVAP.
Mais um problema que poderia ser evitado foi resolvido, na maioria das vezes os frentistas não sabem desses detalhes mais técnicos nos automóveis e muito menos os proprietários dos veículos.
Agradeço a parceria até aqui…
Um forte abraço e até mais!!!