Será que o carro foi batido
Opa tudo certo aí? Hoje eu quero falar para você, sobre como inspecionar um carro. Isso para saber, se o carro foi batido ou não.
Bom… quando se fala essa palavra “inspecionar”; logo vem na mente, um profissional que vai fazer uma inspeção no carro se o carro foi batido.
Mas se eu te falar que você mesmo pode inspecionar o carro que você estiver comprando.
Por exemplo, por onde começar eu oriento as pessoas, que a primeira coisa a se olhar, é a lataria.
Mais especificamente a parte lateral do carro. Quando você para do lado de um carro, e olha ele lateralmente, ali você já consegue ver uma diferença.
- Se tem um amassado ou não;
- Se há diferença de cor (se você tiver uma visão um pouco mais apurada você vai conseguir enxergar essa diferença);
- As portas, abrir e fechar as portas repetidas vezes, para ver se há alguma diferença quando você vai abrir e fechar a porta;
- Se há diferença nos espaçamentos das portas, bom… se tiver alguma diferença nos espaçamentos você já descobriu que foi mexido nessa (s) porta (s) do carro;
- Soltar a borracha de vedação das portas, e ver a coluna da porta, se existe alguma alteração se foi feito algo errado;
Tudo certo até aqui
Bem, você está inspecionando o carro que você quer carro foi batido. Quando você age dessa maneira na frente do vendedor, ou do dono do carro que você está comprando.
A pessoa já sabe que não vai estar lidando com qualquer um. Que está negociando com uma pessoa informada. Que sabe bem o carro que quer comprar.
Ok… às vezes pode ter alguma diferença de porta, em tinta, mas ficando claro os problemas no momento da negociação, tudo bem.
Pois o negócio é você não ser enganado. E agora, vou te passar uma dica para você descobrir se o carro foi pintado, é muito simples, você vai precisar apenas de:
- Um papel;
- Tesoura;
- Folha A4;
- Dobre a folha A4;
- Faça dois cortes nela (depois dos cortes vai dobrar de novo);
- Recorte um quadrado no meio;
- Abra o papel, e ele vai estar como um quadrado (um retângulo no meio dele); Pegue esse papel;
- Coloque o papel aberto sobre o carro;
Inspecionar o carro antes de comprar
E onde estiver a divisão de porta e para-lama por exemplo, faça a diferenciação entre uma peça e outra. Mas deve estar se perguntando, por que isso?
Porque o papel é todo branco, então você vai focar somente naquelas duas peças. Que às vezes olhando inteiro, a gente não consegue ver uma diferença na hora.
Mais usando essa técnica se o carro foi batido, você vai saber se a peça foi pintada ou não. Vai notar a diferença dela. Agora que você já viu, parcialmente a parte lateral do carro.
Vamos inspecionar a parte traseira
Existem algum pontos de extrema importância no que se refere a batidas, a serviços de funilaria as vezes mal feitos, que precisamos ficar de olho.
- Você vai abrir o porta-malas traseiro;
- Vai repetir os movimentos de abrir e fechar. Ver se ela fecha perfeitamente;
- Vai ver as diferenças nos frisos do lado, se o espaçamento está correto;
- Se a tampa do porta malas não tem não tem nenhuma pendência de um lado para o outro;
- Levantar o tapete, ou aquela parte que protege o estepe;
- Você vai levantar, e olhar para ver se não tem nenhum vestígio de infiltração;
- Você vai ver as vedações, ver se elas são originais, se elas estão uniformes se estão de acordo com a parte interna do porta-malas;
Esses tipos de verificações, vai ajudar você a economizar muito. Caso haja algum tipo de defeito nessa parte do carro. Ou na lataria como eu já havia mencionado acima.
Você precisa estar ciente que, o carro passou por um tipo de situação e mesmo assim você quiser negociar. Você pode barganhar o preço, pelo fato de que o carro foi batido.
Então, vale a pena você ter isso em mente, se você estiver realmente ciente disso tudo, vale a pena barganhar.
Agora que a gente já viu a parte traseira e parte lateral, vamos dar uma olhadinha na parte frontal do carro.
Verificar a parte frontal
Da mesma forma que a parte traseira, a parte frontal pode esconder algumas surpresas, que podem entregar muita coisa.
- Você vai abrir o capo;
- Vai abrir e fechar para ver se existe alguma dificuldade;
- Vai ver também, a diferença nos frisos;
- Ver a diferença na pintura;
- Abra o capô e deixe ele aberto;
- Você vai ver os parafusos que envolvem o cofre do motor, o cofre é onde fica o motor. Os parafusos ficam na lataria juntos, em torno de todo o interior;
- Você vai ver se tem marcas de chaves;
- Se tentaram abrir;
- Se foi removido alguma peça;
- Se foi trocada alguma peça;
- Se tem restos de tinta, porque essa tinta pode ficar quando a pessoa vai mexer no carro, nas borrachas;
- Se tem algum resto de óleo;
- Se o motor está vazando óleo, às vezes um motor limpo é sinal de motor com vazamento mesmo, pois tentar camuflar o problema mesmo;
Então é claro que você não precisa se tornar um mecânico para ver tudo isso. Mas precisa saber pelo menos o básico.
Certo, depois que você ver isso tudo, você pode levar o carro em um mecânico de confiança sua. Para que ele olhe o motor, para que ele escute os ruídos e várias outras coisas.
Mas até então, é para que você uma pessoa comum, veja tudo o que precisa ser visto, antes de fechar o negócio. Agora que você já inspecionou a parte lateral, traseira e frontal.
Vamos dar uma olhadinha dentro do carro agora.
Verificar o interior do carro
O interior muitas das vezes é onde se encontra vestígios, que aquele carro possa ter passado por enchentes ou algo do tipo.
- Entre dentro no carro;
- Ligue o carro;
- Ligue a ventilação, a ventilação vai mostrar muita coisa também. Porque às vezes, o carro vai está com um cheiro dentro… aquele cheiro de mofo, ou de carro que já foi molhado dentro;
- Ligue o pisca, faróis, alerta;
- Ver se não fica nenhuma luz de anomalia no painel depois que você virar a chave;
- Você vai olhar as peças de plástico dentro do carro;
- Ver o estofado dos bancos;
- Levante o tapete e passe a mão no carpe, veja se ele tem umidade, se houver é bem provável que ele tenha algum tipo de infiltração;
- Veja o desgaste do volante;
- Veja o desgaste nos pedais;
- Dependendo da quilometragem, ver os desgastes nos pneus;
E tudo isso que foi dito não é para que você seja um chato. É justamente para que você tenha argumentos na hora da negociação. Que você pode sim, baixar muito o preço de um carro na hora de fechar negócio.
Bom… espero mesmo que você tenha gostado dessas dicas.
Um forte abraço!!!
E até a próxima.