Scanner ELM327 funciona no meu carro

banner do artigo

Opa tudo certo ai?? No artigo de hoje vou te falar a respeito do tal scanner ELM327 que muitos compram no mercado livre, pensando que vai poder mexer em tudo na central eletrônica.

A maioria pergunta se “O meu carro é compatível com o scanner ELM327?”

Bom vamos lá… O Scanner ELM327, é um mini scanner que foi feito para se comunicar com todos os carros compatíveis com o protocolo OBD2.

Sendo assim, a pergunta correta é “O Meu carro é compatível com o conector (protocolo) OBD2?”

Vou tentar esclarecer as coisas. O protocolo OBD2 é a sigla para a expressão em inglês, On-Board Diagnostic isso em português quer dizer, diagnóstico de bordo.

É um sistema que padroniza a comunicação entre o equipamento de diagnóstico, e central eletrônica. Esse protocolo se tornou obrigatório nos Estados Unidos e Europa em 1996.

No Brasil, esse sistema acabou sendo obrigatório somente após 2010. O sistema OBD2, foi projetado para regulamentar as emissões de gases Poluentes.

Sendo assim, os módulos que normalmente se comunicam com o ELM327. São os módulos que controlam um sistema de injeção eletrônica e o sistema de transmissão.

Hoje em dia, a norma OBD2 suporta cinco protocolos. A maior parte dos leitores genéricos, (como o scanner ELM327). Que estão disponíveis no mercado, suportam os cinco protocolos.

Como identificar o protocolo do carro

Uma maneira de identificar o protocolo do carro. É através dos pinos utilizados no conector de diagnóstico. O conector J1850 VPW por exemplo, é utilizado nos carros da Chevrolet até 2003.

O pino 2 desse conector de diagnóstico deve estar presente no J1850 PWM utilizado também, em alguns carros da Ford até 2003 os pinos 2 e 10 do conector de diagnóstico devem estar presentes.

Existem também, o conector ISO9141 e KWP2000, que são as normas que padronizam a linha “K”.

No conector da linha “K”, o pino 7 deve estar presente, e o pino 15 pode ou não estar presente.

No conector Rede CAN, os pinos 6 e 14 do conector de diagnóstico precisam estar presentes. Lembrando que os pinos 4,5 e 16 onde o pino 16 tem uma saída de 12V+.

É obrigatório estar presente, porque representam às limitações negativa e positiva do conector de diagnóstico.

Normalmente, o carro pode usar um protocolo OBD. Igual ao da rede CAN e que não está localizado nos terminais previstos, pela norma.

ELM327 com OBD(2)

Sendo assim, dizemos que o carro é parcialmente compatível, com o padrão OBD2.

Portanto o carro utiliza o protocolo OBD, mas este não é compatível com leitores genéricos do tipo ELM327.

Por causa da falta de padronização no chicote elétrico do conector de diagnóstico.

Para responder a questão toda, é que se o carro foi fabricado a partir de 2010. Certamente que ele seja compatível com o padrão OBD, e consequentemente.

Com o scanner ELM327 pelo fato, de estar previsto pela norma brasileira. Para automóveis anteriores ao ano de 2010.

Não tem como como saber, se o protocolo utilizado é OBD2. Porque a maioria das montadoras não adotavam por completo essa norma.

Sendo assim, a forma de acesso às informações de diagnóstico, apenas será possível utilizando um scanner automotivo profissional ou scanner original da Montadora.

Para terminar, o mini scanner ELM327 so pode ser usados para visualização de alguns parâmetros básicos da injeção eletrônica como:

  • Temperatura do motor;
  • Sonda Lambda;
  • Sensor de rotação:
  • Voltagem de alternador;

E é útil para resetar algumas falhas genéricas na central de injeção eletrônica.

Espero ter ajudado a esclarecer o tal ELM327.

 

Um forte abraço e até mais!!!


Veja também...

Nenhum artigo cadastrado...

Receba nosso conteúdo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!


reparo-de-modulo-de-injecao-eletronica