Modulo de Injeção eletrônica com problema, defeito, diagnóstico e solução

banner do artigo

Tudo certo com você? Modulo de injeção eletrônica, então, hoje quero falar com você de um probleminha sacana, que aparece quando menos se espera e se esconde quando entra em uma oficina mecânica.

Defeito

Defeito esse, que acontece a qualquer momento e em qualquer lugar, até mesmo com o carro parado em uma sinaleira.

O carro começa apresentar cortes repentinos no giro do motor. Algumas vezes, não consegue nem se quer segurar a lenta e já apaga.

Acredite, esse problema pode dar muita dor de cabeça para o mecânico. Uma vez que ele pode gravar diversos códigos de falha na central de injeção eletrônica do veículo.

Em um momento parado no meio fio da calçada, enquanto o carro estava falhando o condutor do veículo sem querer chacoalhou o veiculo ao sair do mesmo, e neste exato momento, o carro quis estabilizar a marcha lenta novamente BEM ESTRANHO NÃO É MESMO???.

Diagnóstico

Dentro da oficina, foi constatado pelo scanner, diversos códigos de erros registrados na central de injeção eletrônica.

Erros como no modulo de ABS, Air Bag e por aí vai, coisas que não tem nada a ver com o problema em si. Então o mecânico apaga as falhas as quais fazem parte dos sistemas citados.

O dono do veículo, roda com o carro por um bom tempo sem que nada aconteça.

Porém, depois de um tempo, o carro começa a se comportar de maneira estranha, apresentando uma falha até que parecida com a anterior.

Com o scanner não se identifica código de erro nenhum aparentemente. Em uma busca mais manual na causa do problema. Foi mexido no chicote do modulo de injeção eletrônica, e repetidamente o carro voltou a funcionar em perfeito estado.

Retirando o conector do modulo de injeção eletrônica, foi percebido uma crosta de “zinabre” nos pinos de contato do conector.

Solução

O mau contato existente nessa conexão, devido ao zinabre encontrado nos pinos de contato com o modulo e o chicote.

Fazia com que todo o sistema de injeção, não funcionasse corretamente. Sendo assim, foi feita uma boa limpeza com produto específico para retirada de oxidação de contatos em circuitos eletrônicos.

E o automóvel voltou a funcionar tão bem como se nada tivesse acontecido anteriormente. Os módulos de injeção eletrônica digitais, possuem varias estratégias de auto diagnostico.

Isso é um mecanismo, que auxilia o mecânico a descobrirem as falhas mais conhecidas como:

  • Curtos circuitos;
  • Circuitos abertos;
  • Parâmetros excedidos;
  • Falta de alimentação;

Porém, todas essas estratégias por parte dos módulos de injeção eletrônica digitais, estão longe de identificar todas as reais causas das falhas. Principalmente no que se trata de mau contato.

Espero ter ajudado com mais essa dica.

E não deixe de baixar o e-book gratuito disponível aqui no blog.

 

Um forte abraço e até mais!!!


Veja também...

Nenhum artigo cadastrado...

Receba nosso conteúdo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!


reparo-de-modulo-de-injecao-eletronica