Como funciona o sistema de injeção eletrônica é eficaz
Cada vez mais novos veículos são vendidos e é preciso pensar além da aparência que o carro pode ter. A qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente traz à tona a importância do sistema de injeção eletrônica.
Antigamente os carburadores eram usados, ou seja, a eficiência era menor, o consumo maior e o carro “bebia” mais. Atualmente, a injeção eletrônica é muito utilizada e conseguiu agradar a maioria dos proprietários de carros.
A postagem vai mostrar que o sistema de injeção eletrônica consegue ter uma função vital para a nossa qualidade de vida. Uma vez que auxilia numa emissão de poluentes, ou seja, impactando num melhor ar para respirar.
Injeção eletrônica: O que é?
Trata-se de um sistema que tem o objetivo simples de melhorar a eficiência que o motor precisa ter. Dessa forma, o sistema de injeção eletrônica deve ser visto como um facilitador e trará os seguintes benefícios, veja:
- A combinação de ar/combustível é acertada para as diversas faixas do motor;
- Controle melhor a marcha lenta;
- O tempo de ignição também é melhorado;
- Melhor rendimento do comando de válvulas.
Vale destacar que os setores, da velocidade, fluxo de ar e rotação de motor), é que vão mandar as informações sobre a quantia correta da combinação entre combustível/motor seja a quantidade mais correta possível.
É a hora de mostrar que esses componentes que é de suma importância são os atuadores. Já que mesmos recebem as informações da unidade de comando e variam com o volume de combustível que o motor recebe.
O sistema de injeção eletrônica consegue corrigir o ponto de ignição e a marcha acaba sendo mais lenta. Esse tipo de informação é crucial para que o entendimento seja mais assertivo, porém existem muitas ressalvas.
Vale destacar que quando um desses sensores entra em pane, o módulo da injeção vai ter uma memoria que registra e armazena essa falha. Em seguida, utiliza um valor médio para que o sistema possa seguir
Como esse valor deve ser usado pelo módulo não vai corresponder o valor ideal, ou seja, o motor aumenta o consumo de combustível. Devido a isso, vai acender a luz da injeção no painel e indicará alguma falha aparente.
Funcionamento
O sistema de injeção eletrônica quando você dá partida no motor, esses pistões fazem um movimento de desce-sobe. No entanto, o sensor de rotatividade vai sinalizar isso a unidade de comando correspondente.
Quando o mesmo descer, existirá uma maior produção no coletor de aspiração, ou seja, no vácuo de ar da atmosfera. Uma vez que passar pelo medidor de ar e também pela borboleta de aceleração, chegando ao motor.
O medidor de fluxo de ar vai informar a unidade de comando o volume de ar que foi admitido. Uma vez que irá fazer com que as válvulas de injeção possam proporcionar dois pontos essenciais, veja melhor a seguir:
- A quantidade de combustível correta para o ar admitido;
- Irá gerar uma perfeita relação ar/combustível.
O sistema de injeção eletrônica tem um funcionamento mais eletrônico e é bem mais eficiente do que o carburador. É devido a isso que a quase 30 anos, os carros estão vindo com esse sistema que é atualizado sempre.
Benefícios
Os benefícios já foram citados e deu para perceber ao longo da postagem, porém é preciso citar com mais profundidade. Caso a injeção eletrônica não funcione bem, é indicado levar a um mecânico para descobrir o motivo.
Outra dica para evitar problemas é evitar tranco e também a famosa “chupeta”, porque pode queimar o módulo. Confira abaixo quais são os benefícios que o sistema de injeção eletrônica oferece para todos, veja:
- A eficiência para o consumo de combustível do seu motor é possível, pois aproveita melhor o mesmo.
- Maior economia, pois existe um controle maior sobre a quantidade correta de combustível;
- As agulhas do motor não serão entupidas, porque o motor vai receber corretamente a quantidade de combustível.
- A sobra de combustível é menor, ou seja, a emissão de poluentes diminui bastante;
- A injeção eletrônica dá uma partida mais rápida, portanto, o velho afogador está aposentado.
Depois dessas vantagens, fica claro que a eficiência do sistema de injeção eletrônica é muito grande. É possível conseguir um melhor rendimento do motor sem gastar mais combustível, ou seja, auxilia até na economia.