A história da mecânica automotiva
A história da mecânica automotiva vai sempre se confundir com a indústria automotiva, porque existe uma grande ligação. Dessa forma, falar sobre uma é literalmente citar sobre a outra e isso deve ficar claro.
Uma vez que a função principal de um mecânico é efetuar consertos ou antecipar maiores problemas. Esse profissional precisa entender disso e principalmente aprender a colocar tudo em prática nessa que é a melhor hora.
O texto vai mostrar mais sobre a história da mecânica automotiva e também como isso vai influenciar nos dias atuais. Desse modo, nada melhor do que seguir por aqui e ter a oportunidade de aprender tudo sobre isso.
Como se deu a história da mecânica automotiva?
Karl Benz fez um veículo em 1885 e foi a gasolina, porém tinha apenas três rodas e eram feitos de forma artesanal. Nessa época a manutenção era feita pelo próprio criador e ainda de maneira pouco organizada para a época.
Em seguida, em outras regiões como Estados Unidos e Europa começaram também a criar veículos da mesma maneira. Vale destacar que a história da mecânica automotiva nessa época seguida sendo feita diferentemente.
Uma curiosidade muito interessante sobre essa época era o fato de os mesmos não passarem dos 10 km hora. Mesmo assim existiam muitos problemas mecânicos e era necessário ter muita atenção em tudo isso.
Para que tudo faça mais sentido, você vai conhecer por diferentes fases e é primordial atentar-se a todas essas questões. Os próximos tópicos vão te auxiliar a entender mais sobre a história da mecânica automotiva.
1. Fase do Fordismo
A partir de 1892, Henry Ford fabricou o primeiro carro e ainda na América do Norte e dominou o mercado por muitos anos. Nessa fase, é preciso citar que o veículo era feito de forma padrão e sempre da cor preta, não tendo outra.
Nessa fase, grande parte das concessionárias foram começando a serem criadas e deu para ter uma melhor organização. Nessa época, era preciso ir até a concessionária para fazer as manutenções nas fases corretas.
A história da mecânica automotiva começa a mudar quando os mecânicos começam a abrir oficina e foi a partir da década de 20. Isso é essencial de ser mostrado, porque acabou mudando para sempre os rumos disso tudo.
2. Fase do Toyotismo
Quando as fabricas japonesas, a partir dos anos 60 e 70, começaram a chegar a América do Norte, as coisas mudaram. Além do fato de as cores serem várias e os carros serem fabricados para os proprietários, existiram outras.
O fato era que nessa época os custos diminuíram muito, pois os veículos eram mais baratos e o principal era que a mecânica era diferenciada. Nisso tudo é que explodiu as oficinas mecânicas e as manutenções ficaram diferenciadas.
A história da mecânica automotiva vai passar pelo fato da maioria dos profissionais poderem fazer manutenções foram das oficinas. Isso tudo é um grande diferencial e trouxe uma forma diferente de ter acesso a tudo.
3. Últimos 40 anos
Por fim, nos últimos 40 anos tudo ficou melhor e hoje é mais simples de encontrar profissionais foram das concessionárias. É vantajoso, pois o custo é menor e permite que seja mais simples de manter as manutenções em dia.
Aqui no Brasil existiu uma popularização das marcas famosas e também outras que vieram do exterior. Tudo acabou fazendo com que o profissional precise ter uma parte técnica evoluída para atender essas necessidades.
A história da mecânica automotiva prevê para os próximos anos muito mais venda e será preciso ter mais profissionais. É a hora de grande parte dos futuros profissionais iniciarem os estudos para estarem disso tudo.