Pin It

A história da mecânica automotiva

A história da mecânica automotiva

A história da mecânica automotiva vai sempre se confundir com a indústria automotiva, porque existe uma grande ligação. Dessa forma, falar sobre uma é literalmente citar sobre a outra e isso deve ficar claro.

Uma vez que a função principal de um mecânico é efetuar consertos ou antecipar maiores problemas. Esse profissional precisa entender disso e principalmente aprender a colocar tudo em prática nessa que é a melhor hora.

O texto vai mostrar mais sobre a história da mecânica automotiva e também como isso vai influenciar nos dias atuais. Desse modo, nada melhor do que seguir por aqui e ter a oportunidade de aprender tudo sobre isso.

Como se deu a história da mecânica automotiva?

Karl Benz 300x208 - A história da mecânica automotivaKarl Benz fez um veículo em 1885 e foi a gasolina, porém tinha apenas três rodas e eram feitos de forma artesanal. Nessa época a manutenção era feita pelo próprio criador e ainda de maneira pouco organizada para a época.

Em seguida, em outras regiões como Estados Unidos e Europa começaram também a criar veículos da mesma maneira. Vale destacar que a história da mecânica automotiva nessa época seguida sendo feita diferentemente.

Uma curiosidade muito interessante sobre essa época era o fato de os mesmos não passarem dos 10 km hora. Mesmo assim existiam muitos problemas mecânicos e era necessário ter muita atenção em tudo isso.

Para que tudo faça mais sentido, você vai conhecer por diferentes fases e é primordial atentar-se a todas essas questões. Os próximos tópicos vão te auxiliar a entender mais sobre a história da mecânica automotiva.

Como deve se comportar um mecânico de carros?

1.   Fase do Fordismo

henry ford 63113 640 235x300 - A história da mecânica automotivaA partir de 1892, Henry Ford fabricou o primeiro carro e ainda na América do Norte e dominou o mercado por muitos anos. Nessa fase, é preciso citar que o veículo era feito de forma padrão e sempre da cor preta, não tendo outra.

Nessa fase, grande parte das concessionárias foram começando a serem criadas e deu para ter uma melhor organização. Nessa época, era preciso ir até a concessionária para fazer as manutenções nas fases corretas.

A história da mecânica automotiva começa a mudar quando os mecânicos começam a abrir oficina e foi a partir da década de 20. Isso é essencial de ser mostrado, porque acabou mudando para sempre os rumos disso tudo.

2.   Fase do Toyotismo

Fase do Toyotismo 300x158 - A história da mecânica automotiva

Quando as fabricas japonesas, a partir dos anos 60 e 70, começaram a chegar a América do Norte, as coisas mudaram. Além do fato de as cores serem várias e os carros serem fabricados para os proprietários, existiram outras.

O fato era que nessa época os custos diminuíram muito, pois os veículos eram mais baratos e o principal era que a mecânica era diferenciada. Nisso tudo é que explodiu as oficinas mecânicas e as manutenções ficaram diferenciadas.

A história da mecânica automotiva vai passar pelo fato da maioria dos profissionais poderem fazer manutenções foram das oficinas. Isso tudo é um grande diferencial e trouxe uma forma diferente de ter acesso a tudo.

3.   Últimos 40 anos

Por fim, nos últimos 40 anos tudo ficou melhor e hoje é mais simples de encontrar profissionais foram das concessionárias. É vantajoso, pois o custo é menor e permite que seja mais simples de manter as manutenções em dia.

Aqui no Brasil existiu uma popularização das marcas famosas e também outras que vieram do exterior. Tudo acabou fazendo com que o profissional precise ter uma parte técnica evoluída para atender essas necessidades.

A história da mecânica automotiva prevê para os próximos anos muito mais venda e será preciso ter mais profissionais. É a hora de grande parte dos futuros profissionais iniciarem os estudos para estarem disso tudo.

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

E-BOOK GRATUITO "5 PASSOS PARA SER UM BOM MECÂNICO AUTOMOTIVO"

Baixe seu E-book grátis agora mesmo, e faça parte de atuais e futuros profissionais no ramo automotivo que estão decididos a ser melhores a cada dia que passa.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Gabriel Campos de Bastiani
Gabriel Campos de Bastiani

Formado em Técnico em Sistemas Automotivos (CREA:221020452-6) e espero trocar conhecimento com todos aqueles que gostam do ramo automotivo, e pretendem montar seu próprio negocio no ramo ou aperfeiçoar seu conhecimentos.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.